Ir Para o conteúdo

Aprovamos o Prêmio Dandara para Maria Izabel

A nossa #MandataQuilombo aprovou, nesta terça-feira (26/10/21), no Plenário da Alerj, o Projeto de Resolução 541/2021 que concede o Prêmio Dandara para Maria Izabel Monteiro Lourenço, por sua luta para garantir que as trabalhadoras do serviço doméstico conheçam e tenham acesso a seus direitos.

Maria Izabel é presidenta do Sindicato Município do Rio de Janeiro das Trabalhadoras Domésticas, atriz do Grupo de Teatro do Oprimido Marias do Brasil, Curinga do Centro de Teatro do Oprimido. Ela é de Minas Gerais, a 8ª filha de 10 irmãos, veio para Rio em 1989 em busca de trabalho e logo começou sua trajetória dedicada aos afazeres domésticos, a partir de 2009 ingressou no Sindicato e iniciou sua militância por dignidade para todas companheiras da área.

Faz parte dos compromissos da nossa #MandataQuilombo, cuja a titular é ex-trabalhadora do serviço doméstico, atuar em defesa da categoria, que é composta por cerca de 6,2 milhões de pessoas, sendo 92% são mulheres e, entre elas, 68% são negras, por isso mesmo aprovamos a Lei 9331/2021 que obriga às concessionárias de transportes públicos a afixarem cartazes com os diretos das trabalhadoras do serviço doméstico nos veículos intermunicipais, de todas as modalidades. Salve Maria Izabel! Salve as trabalhadoras do serviço doméstico do nosso país! Salve as que vieram antes de nós! Salve as que caminham conosco!


Outras notícias!