Ir Para o conteúdo

Favelas terão dia de mobilização e enfrentamento à covid-19

Agora é lei! 
Sancionada a Lei 9186/2021 que torna 10 de fevereiro o Dia Estadual de Mobilização para Enfrentamento à Covid-19 e seus Impactos nas Favelas!

O projeto de lei
Um dia para ampliar a participação social na vigilância em saúde de base territorial e promover a proteção social específica das favelas e periferias, com ações integradas entre a administração pública, as universidades públicas, a sociedade civil e os movimentos sociais, assim como dar transparência às ações do Legislativo, é o que propõe o Projeto de Lei 3573/2021 aprovado no plenário da Alerj, nesta terça-feira.

O texto do projeto, de autoria da deputada Mônica Francisco (PSOL), estabelece 10 de fevereiro como o “Dia Estadual de Mobilização para Enfrentamento a Covid-19 e seus Impactos nas Favelas”. A parlamentar afirmou que a proposição foi construída em parceria com coletivos de favelas e tem como objetivo fomentar ações educativas, de comunicação e de saúde nos territórios.

“Os impactos do coronavírus são diferenciados nos territórios periféricos, em função da pobreza e da exposição a diversas privações de direitos. Nas favelas os indicadores de vulnerabilidade são maiores e os moradores são fortemente expostas ao Coronavírus, assim como os mais atingidos pelos impactos sociais, econômicos e humanitários da crise sanitária, ampliando a necessidade de ações de proteção social, porque a pandemia não acabou, mas a favela segue sendo invisibilizada”, afirmou.

A deputada apresentou dados do Painel Unificador das Favelas da Fiocruz, que apontam que a letalidade nas favelas é maior que em outros territórios, e do Comitê de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Mobilização na escadaria da Alerj Para marcar a data, visibilizar a situação do abastecimento de água nas favelas e denunciar a precarização da Cedae, que não tem seus lucros revertidos para fortalecer, modernizar e promover a manutenção da empresa,  o coletivo “Água é vida, não mercadoria” fará intervenção na escadaria da Alerj, às 12h00, desta quarta-f


Outras notícias!

VITÓRIA!

Nosso mandato aprovou, ontem (2/3), emenda que garante marcadores de orient...