Ir Para o conteúdo

Medalha Tiradentes para Carolina Maria de Jesus

A deputada Mônica Francisco (Psol) protocolou o Projeto de Resolução 525/2021 para conceder a Medalha Tiradentes post mortem e seu respectivo diploma à doutora Carolina Maria de Jesus. A parlamentar considera uma justa homenagem, dentro do mês de lutas das mulheres, pela contribuição da autora de “Quarto de Despejo” para a literatura nacional. A parlamentar também destaca que, a agora doutora, Carolina foi uma mulher negra, mãe solo, catadora de papéis que enfrentou o racismo e a falta de oportunidades que as mulheres e a maioria da população negra enfrentam no Brasil.

“A história Carolina de Jesus se confunde com a de muitas mulheres negras de territórios favelados, inclusive com a minha, e ela enfrentou toda a luta pela sobrevivência e ainda colocou no papel, tornando-se uma das principais autoras negras brasileiras. Doutora Carolina Maria de Jesus merece todas as homenagens e reconhecimentos”, declarou.

Além de ‘Quarto de Despejo: diário de uma favelada’, Carolina escreveu ‘Casa de alvenaria’, ‘Diário de Bitita’ e ‘Meu estranho diário’.


Outras notícias!