Ir Para o conteúdo

No Dia Mundial da África – um ano sem George Floyd

Somos impedidos de respirar desde que fomos arrancados de África e tivemos nossa liberdade roubada. Nos dizem que não podemos respirar quando entramos numa loja e somos seguidas/seguidos, quando nossos jovens são olhados com desconfiança, quando atravessam a rua porque desconfiam da nossa presença na mesma calçada. Somos impedidas(os) de respirar quando mandam amarrar, alisar, prender, domar nosso cabelo. Respeitem a nossa coroa!

Somos impedidas(os) de respirar quando nossas filhas e filhos voltam da escola chorando. Somos impedidas de respirar quando estamos no serviço doméstico e não nos deixam beber água, comer a mesma comida e somos submetidas a todo tipo de assédio moral e sexual.

Somos impedidos de respirar quando o braço armado do estado invade nossos lares, sem respeitar o preceito constitucional de inviolabilidade do lar, quando nossas filhas e filhos são massacrados, sequestrados, torturados/as e assassinados apenas porque moram na favela.

Somos impedidas(os) de respirar sistematicamente todos os dias. E, há um ano, simbolicamente no Dia dedicado à Mãe África, em que celebramos a descolonização e reafirmamos como dia de luta pela democracia e soberania dos povos africanos e o reconhecimento dos negros e negras em diáspora, George Floyd foi impedido de respirar definitivamente. Ele advertiu seu algoz insistentemente, com o fio de voz que lhe restava, que não conseguia respirar.

George Floyd pediu socorro, ele disse que queria viver. No entanto, seu algoz, como todos os algozes do povo preto, continuou pressionando seu pescoço até que sua vida se esvaísse por completo.

Hoje, Dia Mundial da África e data em que completa um ano do assassinato de George Floyd, reafirmamos: não nos calaremos! Vidas Negras Importam! Não Farão mais política (nem nada) sem nós!

Mônica Francisco é 1ª vice-líder da bancada do PSOL na Alerj e vice-presidenta da Comissão de Combate às Discriminações e Preconceito de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional


Outras notícias!